IO's - A Saga de um Processador

PUBLISHED ON 14/08/2025

O “IO’s - A Saga de um Processador”, foi uma websérie animada criada pelo Guto Garcia, e produzida pela Primo Comunicação entre 2002 e 2005, com o total de 5 episódios.

A websérie foi um sucesso estrondoso na internet não só no Brasil, mas também em outros países, chegando ao ponto se ser exibido nos festivais como Brasil Flash Festival 2.000 (finalista, entre os 10 melhores), Animamundiweb 2003 (1º lugar) e Sundance Online Film Festival, além nos sites dos bloggers.

Descrição sobre a série (retirado do site oficial):

A explosiva difusão dos microcomputadores, desde escritórios até os dormitórios dos cidadãos ao redor do mundo, inclusive no Brasil, atordoou muita gente, alterou costumes e hábitos, criou novas culturas, comunidades, profissões… A grande maioria dessa gente, porém, não tem a mais vaga idéia do que se passa dentro de um destes aparelhos, apesar de estar diariamente reclamando de alguma disfunção ou chutando a CPU… Esta obra, de cunho essencialmente cultural e artístico, é fruto do deslocamento poético advindo da animação de tais equipamentos, protagonistas de tantas novidades em nosso cotidiano.

O projeto “I.O.’s: A saga de um processador” trata da imersão crítica em um hipotético mundo no interior de um computador, no qual se desenrolam analogias sarcásticas entre tal mundo imaginário e o mundo real, confusões interlingüísticas com terminologias próprias e estrangeirismos (tais como mouse, fontes etc.), comumente adotados no cotidiano da área de informática, ironias sutis (ou nem tanto) com problemas técnicos enfrentados com freqüência pelos usuários de microcomputadores pessoais e outros conflitos culturais e situações crônicas e cômicas resultantes da acelerada inserção deste novo paradigma tecnológico tanto no trabalho como nas casas da população mundial. No interior de um computador, micro-cenário por tantos falado, porém por poucos efetivamente conhecido (o que é memória RAM? Placa-mãe? Processador? H.D.?), esta seqüência de histórias transporta o usuário/espectador para um universo imaginário, materializando, com recursos de animação, personagens, objetos, cenários, peças, componentes etc., como alegorias e metáforas dos elementos da “sociedade” constituinte do interior de um microcomputador convencional.

Descrição sobre os personagens (retirado do site oficial):

Processador: Ele é um processador comum, mas com muita personalidade. Esforçado e muito dedicado, podemos considerá-lo o gerente do micro. Quem não conhece um desses?

HD: Chefe de almoxarifado, mal-humorado e burocrático. Trabalha diretamente com o Processador. Tem uma função importantissima… O problema é que ele sabe disso.

Fax Modem: Ele é o contato entre o computador e o mundo externo. Um grande Pai de Santo. Calmo e sem pressa, ele pode deixar qualquer processador ou usuário irritado.

Memórias: São elas que ajudam a aliviar um pouco o trabalho do processador mantendo as janelas abertas. São como várias irmãs que trabalham juntas. Como toda familia, às vezes entram em conflito.

Mouse: De dentro do computador podemos apenas ver a entrada dele. Ele é a interface mais próxima entre o usuário e o micro. Então se ele não está respondendo, alguma coisa séria está acontecendo.

Lixeira: Apesar do nome indelicado, este compartimento costuma reservar surpresas, como arquivos importantíssimos daquela reunião de negócios de ontem, ou dezenas de Gigas guardados sem querer, ou até mesmo plug-ins…

Entrada USB: Originalmente concebida como uma eficiente porta de comunicação para periféricos (como mouse e impressora), foi a porta escolhida para as malditas câmeras digitais para descarregar suas fotos!!! A enxurrada incontrolável de fotos feitas com este aparelho tornou a Entrada USB um dos maiores pesadelos do HD.

Temporário: Um grande quebra galho. Trabalha junto com o HD. Sabe-se que ele auxilia o armazenamento e que é um cara muito prático e agiliza uma série de processos. Sua procedência é duvidosa e o que ele faz com os arquivos ninguém sabe…

Arquivo: Eles são sem dúvida o que mais se encontra em um computador. Qualquer programa é feito deles, funciona com eles e para eles. Embora sejam a escência pelo qual existem os computadores, eles são frágeis e podem se corromper facilmente. Onde eles ficam? Na grande república do HD!

Assistente do Word: A função dele parece ser ajudar, embora raramente isso aconteça. Se acha super “fofo” e adora aparecer quando não é chamado.

Gerenciador: Trabalha diretamente com o Windows e faz a ponte entre o sistema e o usuário. Um cara sério, frio e imparcial, é ele que conversa e tenta solucionar os problemas dos os arquivos e dos programas. É o RH do micro.

Programa Pirata: Sempre que um programa tem irmão gêmeo, um deles é pirata. Embora sejam muito parecidos, é muito fácil reconhece-los. Ou estão usando um tapa-olho ou não funcionam direito.

Driver: É o cara responsável pela integração entre o sistema e os periféricos do computador(que sempre dão problema). E essa é uma eterna briga pois quase nunca se sabe ao certo se a culpa é do sistema, do programa, do periférico ou do driver!


Episódios:

  1. O Início

  2. O Boot*

  3. Falha na Conexão

  4. Arquivo Corrompido

  5. Vírus no Sistema

*Existem 2 versões deste 2 episódio, onde a 1ª versão (iosII.swf), é a versão original lançada no site da Primo Comunicação em 2002. E a 2ª versão (ios2.swf), é a versão de relançamento em 2004, diretamente no site oficial da websérie IO’s, onde tem algumas mudanças e diferenças, principalmente como áudio melhorado, música de fundo adicionada e uma nova tela de titulo.


Ficha Técnica (retirado do site oficial):

Processador - Fernando Carvalho (Fek)

HD - Guilherme Jotapê Rodrigues

Fax Modem - Marcelo Luis

Temporário - Guilherme Jotapê Rodrigues

Resgate de arquivos - Marcelo Luis

ICQ - Mariana Barbosa Torre (Nana)

Memórias - Guilherme Jotapê Rodrigues, Guto Garcia, Frederico Matias, Marcelo Luis


Detalhes de Produção:

Criação e Roteiros: Guto Garcia

Produção: PRIMO comunicação

Animação: Guto Garcia e Guilherme Jotape Rodrigues

Efeitos Sonoros: Guto Garcia

Edição de som: Guto Garcia

Revisão dos textos e revisão geral: Marcelo Santos e Frederico Matias

Tradução para o inglês: Klauss Brandini Gerhardt, Marcelo Luis e Caio Cunha Milan

Tempo de duração média das aminações: 1’40”

Equipamentos e software utilizados: Apple G4, Pentium 4, Wacom Tablet, Flash 5, Sound Forge, Premiere

Tempo de produção: aprox. 56 horas

Peso médio do arquivo: 500 kb

Dimensões: 320x240 px

© 20022005 - Primo Comunicação e Guto Garcia (pela criação da série)


Disponível no Internet Archive em: https://archive.org/details/iosprocessador


Episódios

1 - O Início

2 - O Boot (original)

2 - O Boot (relançamento)

3 - Falha na Conexão

4 - Arquivo Corrompido

5 - Vírus no Sistema

TAGS: CPU, EDUCATION, VIDEO